Henry Ford foi um
empreendedor estadunidense, fundador da Ford Motor Company, foi o primeiro
empresário a aplicar a montagem em série de forma a produzir em massa automóveis
em menos tempo e a um menor custo. A introdução de seu modeloFord T
revolucionou os transportes e a indústria dos Estados Unidos. Ford foi um
inventor registrou 161 patentes nos Estados Unidos. Como único dono da Ford
Company, ele se tornou um dos homens mais ricos e conhecidos do mundo.
A ele é atribuído o
"fordismo", isto é, a produção em grande quantidade de automóveis a
baixo custo por meio da utilização do artifício conhecido como "linha de
montagem", o qual tinha condições de fabricar um carro a cada 98 minutos,
além dos altos salários oferecidos a seus operários, (cerca de 5 dólares por
dia).
O intenso empenho de Henry Ford para
baixar os custos resultou em muitas inovações técnicas e de negócios, incluindo
um sistema de franquias que instalou uma concessionária em cada cidade da
América do Norte, e nas maiores cidades em seis continentes. Ford deixou a
maior parte de sua grande riqueza para a Fundação Ford, mas providenciou para
que sua família pudesse controlar a companhia permanentemente.
Biografia
Ford nasceu em 30 de julho de 1863,
em uma fazenda próxima a um município rural a oeste de Detroit, no estado
doMichigan. Seu pai, William Ford, nasceu em County Cork,Irlanda. Sua mãe, Mary
Litogot Ford , nasceu em Michigan, e era a mais nova dos filhos de imigrantes
belgas.. Os irmãos de Henry Ford são: Margaret Ford ; Jane Ford , William
Ford e Robert Ford.
Ford iniciou sua trajetória com
motores, digamos assim, na fazenda de seu pai. Ele era responsável pelos
reparos nas máquinas da fazenda, mostrava muita habilidade para inovar e sua
principal intenção era observar o funcionamento mecânico das máquinas e
equipamentos. A vida na fazenda era difícil, exigia serviços pesados feitos à
mão. Por causa disso, desde menino Ford já demonstrava o interesse em diminuir
o trabalho manual com o uso de máquinas. No ano de 1875, com doze anos, o
contato com um locomover a vapor o levou a estudar os carros automotores.
Aos quinze, ele tinha a reputação de
reparador de relógios, tendo desmantelado e remontado as peças de relógios de
amigos e vizinhos dezenas de vezes.Em 1879, com 16 anos , ele deixou sua casa e
foi para a cidade vizinha Detroit, para trabalhar como aprendiz de operador de
máquinas, primeiro na empresa James F. Flower & Bros, e mais tarde na
Detroit Dry Dock Co. Em 1882 retornou a Dearborn para trabalhar na fazenda da
família e se tornar experiente na operação dos motores a vapor portáteis da
Westinghouse. Aos 19, Ford entrou para a Companhia Westinghouse, no conserto e
na montagem de locomoveis a vapor. Em 1885, trabalhando como mecânico das
oficinas da Eagle Motor Works, em Detroit, seu interesse se concentra nos
motores a explosão. Dois anos depois, Ford construiu seu primeiro motor desse
tipo, movido a gasolina.
Ford se casou com
Clara Jane Bryant em abril de 1888, e se sustentava com a exploração da fazenda
e mantendo uma serraria. Eles tiveram um único filho,Edsel Bryant Ford.
Por volta do ano de 1890, Ford
assumiu o lugar de engenheiro maquinista na cidade de Detroit na Edison Illuminating
Company. Em 1893, após sua promoção ao cargo de Engenheiro Chefe, Ford passou a
ter bastante tempo e dinheiro para dedicar-se às suas experiências pessoais com
motores a gasolina. Estes experimentos culminaram em 1896 com a conclusão de
seu próprio veículo automotor denominado Quadriciclo, que ele dirigiu em teste
em 4 de junho. Depois de vários testes, Henry Ford planejou formas de melhorar
o Quadriciclo.
Sua primeira empresa foi a Detroit
Automobile Company, sob a responsabilidade de ser engenheiro chefe, entretanto,
a fábrica fechou devido à discordância com os outros diretores em relação à
adoção da produção em massa como modelo padrão. Anos mais tarde, montou outra
empresa, esta voltada para carros de corrida, contudo, a produção desses carros
não obteve êxito. Mesmo assim, Ford persistiu com a ideia e juntamente com o
projetista Harold Wills montou o chamado carro 999, com o qual Barney Oldfield
se tornou campeão, divulgando o carro em todo país. Esse passo foi importante,
pois o rendimento financeiro proveniente do sucesso de seu carro deu suporte
financeiro a suas ideias e assim a Ford Motor Company foi fundada.
Ford Motor Company
Com 40 anos de idade, Ford, com
outros 11 investidores e 28.000,00 dólares de capital, formaram a Ford Motor Company
em 1903. Em um carro recém-planejado, Ford fez uma exposição sobre o gelo do
Lago Saint Clair, dirigindo uma milha em 39,4 segundos, estabelecendo um novo
recorde de velocidade terrestre em 147,0 km/h. Persuadido por esse êxito, o
piloto de corrida Barney Oldfield, que nomeou o novo modelo Ford de
"999" em honra de uma locomotiva de corrida da época, levou o carro
por todo o país, tornando a marca Ford conhecida em todos os Estados Unidos.
Ford também foi um dos primeiros patrocinadores do Indianápolis 500.
Ford maravilhou o mundo em 1914,
oferecendo o pagamento de 5,00 dólares por dia, o que mais do que duplicou o
salário da maioria dos seus trabalhadores. O movimento foi extremamente
rentável; no lugar da constante rotatividade de empregados, os melhores
mecânicos de Detroit afluíram para a Ford, trazendo seu capital humano e sua
habilidade, aumentando a produtividade e reduzindo os custos de treinamento.
Ford chamou isso de "salário de motivação" . O uso da integração
vertical pela empresa também provou ser bem sucedido quando Ford construiu uma
fábrica gigantesca, onde entravam matérias primas e de onde saiam automóveis
acabados.
Ford T.
O Ford Model T foi
apresentado em 1 de outubro de 1908. Ele tinha muitas inovações importantes,
como o volante no lado esquerdo, o que foi logo copiado por todas as outras
companhias. O motor e o câmbio eram totalmente fechados. Os 4 cilindros eram
fundidos em um bloco sólido, e a suspensão usava duas
molas semi-elípticas. O carro era muito simples de se dirigir e, o mais
importante, sua manutenção era barata. O veículo era tão barato em 1908,
custando 825,00 dólares (o preço caía todo ano) que na década de 1920 a maioria
dos motoristas norte-americanos aprenderam a dirigir o Modelo T, o que deixou
boas memórias para milhões de pessoas.
As vendas subiram rapidamente -
vários anos tiveram 100% de lucros em relação ao ano anterior. Sempre na busca
de maior eficiência e menores custos, em 1913 Ford introduziu a montagem em
esteiras em movimento nas suas instalações, o que permitiu um enorme aumento da
produção. As vendas ultrapassaram 250.000 unidades em 1914. Por volta de 1916,
tendo o preço baixado para US$ 360,00 para os carros de passeio básicos, as
vendas atingiram 472.000 unidades.
Por volta de 1918, metade dos carros
na América do Norte eram Modelos T. A alta produção conseguida por Ford tem
como característica marcante a escolha de uma única cor de veículo, que era
preta. Desta forma, ele conseguia montar os veículos sem ter que diferenciar o
processo de pintura. Existe uma frase famosa que Ford escreveu em sua
autobiografia sobre a escolha da cor do veículo: "O cliente pode ter o
carro da cor que quiser, contanto que seja preto". Antes do
desenvolvimento da linha de montagem, que exigia a cor preta por sua secagem
mais rápida, o Modelo T era disponível em outras cores, incluindo o vermelho.
Esse esquema era veementemente defendido por Henry Ford, e a produção continuou
até 1927; a produção final total foi de 15.007.034 unidades. Esse foi um
recorde que permaneceu por 45 anos.
Em dezembro de 1918, Henry Ford
transferiu a presidência da Ford Motor Company para seu filho Edsel Ford.
Henry, entretanto, retinha a autoridade de decisão final e algumas vezes
revogou as decisões de seu filho. Henry e Edsel compraram todas as ações
restantes de outros investidores, dando deste modo à família exclusivo domínio
sobre a companhia.
Por volta da metade da década de
1920, as vendas do Modelo T começaram a declinar devido à concorrência
crescente. Outros fabricantes de automóveis ofereciam planos de pagamentos
pelos quais os clientes podiam comprar seus carros, que comumente incluíam
características mecânicas mais modernas e estilos não disponíveis no Modelo T.
Apesar dos estímulos de Edsel, Henry recusava-se firmemente a incorporar novas
características no Modelo T ou a criar um plano de crédito para os compradores.
Modelo A e carreira posterior de Ford
Por volta de 1926, o
enfraquecimento das vendas do Modelo T finalmente convenceu Henry a fazer um
novo modelo de automóvel. Ele desempenhou o projeto com um grande número de
técnicos especializados no projeto de motor, chassi, mecânica e outras
necessidades, deixando o desenho da carroceria para seu filho. Edsel conseguiu
por vezes prevalecer sobre seu pai na oposição inicial deste à inclusão de um
sistema de mudança de transmissão deslizante. O resultado foi o sucesso do Ford
Model A, introduzido em dezembro de 1927 e produzido até 1931, com uma produção
total de mais de quatro milhões de automóveis. Posteriormente, a empresa adotou
um sistema de mudança anual de modelo, semelhante ao que é utilizado pelos
fabricantes de automóveis de hoje. Não antes de 1930 Henry superou sua oposição
contra companhias de financiamento. No entanto, após isso, a Universal Credit
Corporation, de Ford, tornou-se a principal financiadora de veículos.
Filosofia de trabalho
Henry Ford foi um
pioneiro do "capitalismo do bem-estar social" concebido para melhorar
a situação dos seus trabalhadores e especialmente para reduzir a grande rotação
de empregados de muitos departamentos, que contratavam 300 homens por ano para
preencher 100 vagas. Eficiência significava contratar e manter os melhores
trabalhadores. Em 5 de janeiro de 1914, Ford anunciou seu programa "cinco
dólares por dia". O programa revolucionário e sistemático incluía uma
redução da duração do dia de trabalho de 9 para 8 horas, 5 dias de trabalho por
semana, e um aumento no salário-mínimo diário de US$ 2,34 para US$ 5 para
trabalhadores qualificados.Outra inovação para o período foi a repartição com
seus empregados de uma parte do controle acionário.
Companhia de Aviões Ford
Henry Ford teve
participações na mecanização do campo, na fabricação de motores aeronáuticos,
chegando a construir um motor Liberty durante o período da primeira guerra mundial,
e anos mais tarde um trimotor para aviões.
A Ford, assim como
outras empresas automotivas, entrou no negócio da aviação durante a Primeira
Guerra Mundial. Após a guerra, ele retornou à indústria automobilística até
1925, quando Henry Ford adquiriu a companhia de aviação Stout Metal Airplane
Company.
Ford 4-AT-F (EC-RRA)
A mais bem sucedida
aeronave de Ford foi o Ford 4AT Trimotor
chamado de "Ganso de Lata", em virtude da sua construção
metálica ondulada. O avião utilizava uma nova liga chamada Alclad, que
combinava resistência à corrosão do alumínio com a força do duralumínio. O
Trimotor voou pela primeira vez em 11 de junho de 1926, e foi o primeiro bem
sucedido avião de passageiros dos Estados Unidos, acomodando cerca de 12
passageiros de modo um tanto desconfortável. Diversas variantes foram também
usadas pelo Exército dos Estados Unidos. Aproximadamente 200 Trimotores foram
construídos antes de ter sido interrompido sua produção em 1933, quando a Ford
Airplane Division encerrou suas atividades devido às poucas vendas durante a
Grande Depressão.
Corrida
Ford iniciou sua carreira como um
motorista de carros de corrida e manteve seu interesse por este esporte durante
o período de 1901 até 1913. Henry colocou o desprovido Modelo Ts em corridas, terminando
em primeiro lugar, em uma corrida "mar-a-mar" (atravessando os
Estados Unidos) ocorrida em 1909, e estabelecendo o recorde de velocidade em
pista oval de 1,6 km em Detroit Fairgrounds em 1911 com o motorista Frank
Kulick. Em 1913, Ford tentou colocar um Modelo T reformulado no Indianapolis
500, mas foi informado que as regras exigiam a adição de mais 450 kg no carro
antes que ele pudesse ser aprovado. Ford saiu da corrida e logo depois deixou
as corridas permanentemente, usando como argumento a insatisfação com as regras
do esporte e as exigências de seu tempo pelo grande aumento na produção do
Modelo T.
O legado de Ford
As ideias de Henry
Ford modificaram todo o pensamento da época, foi através delas que se
desenvolveu a mecanização do trabalho, produção em massa, padronização do
maquinário e do equipamento, e por consequência dos produtos, forte segregação
do trabalho manual em relação ao trabalho braçal - o operário não precisava
pensar apenas como fazer seu trabalho, mas efetuá-lo com o mínimo de
movimentação possível. Ele também implementou a política de metas, mesmo não
possuindo esse nome, afirmando que X carros deveriam ser produzidos em Y dias.
Além disso, ele revolucionou o tratamento dispensando aos trabalhadores, pois
melhorou o salário deles; segundo Ford, ao mesmo tempo em que, pelo pagamento
de um salário substancial para aqueles que trabalhavam com a produção e a
distribuição, ocorria o aumento de poder de compra proporcionalmente, criando
um movimento econômico cíclico. Por esses motivos pode-se dizer que Henry Ford
tornou-se um grande marco, sendo hoje muito estudado nas áreas de
administração.
Henry Ford faleceu em
Dearborn em 7 de abril de 1947. Encontra-se sepultado no Cemitério Woodlawn,
Detroit, Condado de Wayne.
Referências
Laureates(pdf)(eminglês)The
Franklin Institute. Visitado em 1 de julho de 2015.Cópia arquivada em 1 de
julho de 2015.
Sinclayr, Luiz,
Organização e Técnica Comercial. Introdução à Administração, O&M na
Empresa, 13a edição, 1991, Editora Saraiva,SBN 85-02-00068-3
Fascinating facts
about Henry Ford, inventor of mass production in 1913 He(Henry Ford) is best
remembered, however, for helping devise the factory assembly approach to
production that revolutionized the auto industry by greatly reducing the time
required to assemble a car.
Fascinating facts
about Henry Ford, inventor of mass production in 1913(...) he stuck to his goal
and finally in 1908, began production of the Model T. The company began selling
his famous Model T for $850 each. The Model T was inexpensive for its day(…).
Fascinating facts
about Henry Ford, inventor of mass production in 1913His introduction of the
Model T automobile revolutionized transportation and American industry; Henry
Ford went beyond his 1907 goal of making cars affordable for all; he changed
the habits of a nation, and shaped its very character..
Engineering Resources
for Motion Control SystemsThe automotive industry is quite a different animal
today from the days of Henry Ford. Though well known for his Model T automobile,
he was a prolific inventor and obtained over 161 patents..
Fascinating facts
about Henry Ford, inventor of mass production in 1913As sole owner of the Ford
Company he became one of the richest and best-known people in the world..
Fascinating facts
about Henry Ford, inventor of mass production in 1913Ford workers' wages were
raised to $5 a day -- an excellent wage.
Baldwin,
N.(2001).Henry Ford and the Jews. New York: Public Affairs.
Ford,Henry Ford por
ele mesmo, 1995; FordOs princípios da prosperidade, 1964.
Ford My Life and Work,
24; Edward A. Guest "Henry Ford Talks About His
Mother," American Magazine, July, 1923, 11-15, 116-120.
Ford,My Life and Work,
22-24; Nevins and Hill,Ford TMC, 58.
Ford,Henry Ford por
ele mesmo, 1995.
Associated Press(29 de
setembro de 1950). "Friday, Sept. 29 (Associated Press) Mrs. Clara Bryant
Ford, 84 year-old widow of Henry Ford, died at 2 A. M. today in Henry Ford
Hospital. A family spokesman said her death was the result of an acute coronary
occlusion."
Associated Press(26 de
maio de 1943). "Edsel Ford, 49-year-old president of the Ford Motor
Company, died this morning at his home atGrosse PointeShores following an
illness of six weeks."
1SZEZERBICKI, A. S.;
PILATTI, L. A.; KOVALESKI, J. L. Henry Ford: A visão Inovadora de um homem do
inicio do século XX.
Os 12 mitos da gestão
da inovaçãoBrasil Econômico (18 de novembro de 2011). Visitado em 18 de
novembro de 2011. "Como disse Ford: "se tivesse feito o que meus
clientes pediam teria construído uma carruagem com mais cavalos" ao invés
do modelo T."
Samuel CrowtherHenry
Ford: Why I Favor Five Days' Work With Six Days' PayWorld's Work, outubro de
1926 pp. 613-616
SZEZERBICKI, A. S.;
PILATTI, L. A.; KOVALESKI, J. L. Henry Ford: A visão Inovadora de um homem do
inicio do século XX. Ponta Grossa, Paraná 2004
Henry Ford, Biography
(25 de março de 1999).A&E Television.
Museu idealizado por
Henry Ford - inventor da linha de montagem exibe carros e memorias dos EUAFolha
de S.Paulo
Ford,Henry Ford por
ele mesmo, 1995; Ford,Os princípios da prosperidade, 1964.
Watts 236-40
blog de orquídeas: http://www.orquideas.net/
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