Jakob Ludwig Felix Mendelssohn Bartholdy conhecido
como Felix Mendelssohn foi m compositor, pianista e maestro alemão do início do
período romântico. Algumas das suas mais conhecidas obras são a suíte Sonho de uma Noite de Verão (que
inclui a famosa marcha
nupcial), dois concertos para piano, o concerto para violino, cerca de
100 lieder,
e os oratóriosSão Paulo e Elijah entre outros.
Filho do banqueiro Abraham
Mendelssohn e de Lea Salomon, e neto do filósofo
judaico-alemão Moses Mendelssohn,
membro de uma família judia notável, mais tarde convertida ao cristianismo.
Começou a compor aos nove anos (mais tarde mudou seu sobrenome para Mendelssohn
Bartholdy).
Felix cresceu num ambiente de intensa
efervescência intelectual. As maiores mentes da Alemanha foram visitas
frequentes da sua família na casa em Berlim, incluindo a Wilhelm von
Humboldt e Alexander von
Humboldt. Sua irmã Rebecca casou
com o grande matemático belga Lejeune
Dirichlet.
Abraão renunciou a religião judaica,A
família mudou-se para Berlim em 1811. Abraão e Lea tentam dar a Felix, ao seu
irmão Paul, e às suas irmãs Fanny e Rebeca, a melhor educação possível. Sua
irmã Fanny
Mendelssohn (mais tarde, Fanny Hensel), se tornou conhecida
pianista e compositora.
Mendelssohn era considerado uma criança prodígio. Começou
a ter lições de piano com a sua mãe aos seis anos, acompanhados por Marie
Bigot. A partir de 1817, estudou composição com Carl Friedrich
Zelter em Berlim. Escreveu e publicou o seu primeiro trabalho,
um quarteto com piano, aos treze anos. Mais tarde teve aulas de piano do
compositor e virtuoso Ignaz Moscheles, confessou
em seu diário que ele tinha muito a ensinar-lhe. Moscheles foi grande colega
e amigo ao longo da
vida.
Em 1829, Mendelssohn arranjou e regeu
a Paixão segundo Mateus em Berlim.
Quatro anos antes, sua avó lhe havia dado uma cópia do manuscrito da obra-prima
de Bach, que estava, na
época, quase esquecida. A orquestra e o coro foram providenciados
pela Singakademie de
Berlim. O sucesso dessa apresentação - a primeira desde a morte de Bach, em
1750 – foi de grande importância para que a música de J. S. Bach voltasse a ser
tocada na Alemanha e, depois, em toda a Europa,além de render a Mendelssohn o
reconhecimento geral do seu talento, aos 20 anos de idade.
Charles Rosen, em seu livro A Geração Romântica deprecia
Mendelssohn como "kitsch religioso". Essa opinião reflete um
contínuo desprezo pela estética musical por parte de Richard Wagner e seu
seguidores. Na Inglaterra,
a reputação de Mendelssohn manteve-se elevada durante muito tempo. A Rainha Victoriademonstrou
o seu entusiasmo, quando no Crystal Palace foi
construída em 1854, uma estátua de Mendelssohn.
Nenhum comentário:
Postar um comentário