quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Alexandre II


Alexandre II  foi Czar da Rússia desde 2 de março de 1855 até ao seu assassinato. Como tal, foi também grão-duque da Finlândia (1855-1881) e rei da Polônia até 1867.

            É conhecido por suas reformas liberais e modernizantes, através das quais procurou renovar a cristalizada sociedade russa.

            Em 19 de fevereiro de 1861, decretou o fim da servidão na Rússia. Foram libertados, ao todo, 22,5 milhões de camponeses servos - preservando-se, todavia, a propriedade dos latifúndios.
            Nascido em Moscovo, Alexandre era o filho mais velho do czar Nicolau I da Rússia e da princesa Carlota da Prússia, filha do rei Frederico Guilherme III da Prússia e da princesa Luísa de Mecklemburgo-Strelitz. Os seus primeiros anos de vida não faziam prever o seu potencial. Até à altura em que subiu ao trono em 1855, com trinta-e-sete anos de idade, poucos imaginavam que Alexandre ficaria para a História por ter posto em prática as reformas mais difíceis na Rússia desde o reinado de Pedro, o Grande. Os reis que aparecem nesta secção estão entre os melhores que o império alguma vez viu.

            No período da sua vida em que foi príncipe herdeiro, a atmosfera intelectual de São Petersburgo não estava receptiva a qualquer tipo de mudança: a liberdade de expressão e qualquer tipo de iniciativa privada estavam a ser reprimidos ferozmente. A censura pessoal e oficial era algo comum e criticar as autoridades era considerado uma ofensa grave. Cerca de vinte-e-seis anos depois, Alexandre teve a oportunidade de implementar mudanças, contudo acabaria por ser assassinado em público pela organização terrorista Narodnaya Volya.

            A sua educação como futuro imperador foi levada a cabo sob a supervisão de Vasily Zhukovsky, um poeta liberal romântico e tradutor de talento e incluiu um conjunto de várias disciplinas, bem como a aprendizagem das principais línguas europeias. A sua suposta falta de interesse por assuntos militares que foi detectada por vários historiadores resultou dos efeitos que a amarga Guerra da Crimeia teve na sua família e no país inteiro. Também visitou muitos países proiminentes da Europa ocidental. Enquanto czarevich, Alexandre tornou-se o primeiro herdeiro Romanov a visitar a Sibéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário