sábado, 21 de novembro de 2015

Adolf von Henselt

            

        O compositor e pianista alemão, Adolf von Henselt, nascido em Schwabach, Bavaria, algumas milhas ao sul de Nürnberg, ocupa um lugar firmemente estabelecida na galáxia de seis compositores todos nascidos no espaço de cinco anos de uma outra entre 1809 e 1814 - o mais velho, Felix Mendelssohn-Bartholdy, seguido por Chopin, Schumann, Liszt, Thalberg e Henselt juntos, eles moldaram a maneira pela qual a música romântica e o piano estavam a desenvolver  o final do século e além. Esta foi a consumação de uma idade de ouro expressas por meio do piano de cauda em rápido desenvolvimento.
            A família mudou-se de Schwabach Henselt Munique quando Henselt tinha três anos, em cerca de idade que ele iniciou seus estudos de música, num primeiro momento com violino e depois com o piano. O progresso foi rápido, com uma inclinação especial para a música de Carl von Weber (1786-1826). Isto curvado, evidente em uma idade tão precoce, reuniu grande força, mais tarde, nas muitas edições, 'ossias' e arranjos de obras de Weber e foi sem dúvida alimentada pela Geheimratin (conselheiro privado) von Fladt que, juntamente com Weber e Meyerbeer (1791 -1864), havia estudado com o Abbe Vogler (1749-1814). Henselt teve a sorte de ter conexões valiosas com pessoas que contavam. A remuneração real do primeiro rei Ludwig. da Baviera lhe permitiu estudar durante seis meses com o famoso Johann Nepomuk Hummel (1778-1837) em Weimar. Estadia de Henselt, que durou 6 meses, culminou em 29 de novembro de 1832 com um début público altamente bem sucedido em Munique. Em seguida, Henselt foi para Viena para estudar com Simon Schechter (1788-1867) por 2 anos que foi seguido por mais 2 anos de reclusão período durante o qual Henselt evoluiu seu sistema único de estender o trecho das mãos a um grau que lhe deu um comando do teclado . Este foi quase sem precedentes na época, e certamente aprendeu com seu jogo de Weber que poderia alcançar (e escrever para) um décimo. Isso o colocou em um lugar com rivais como Thalberg e Kalkbrenner, e, na opinião de Schumann, Liszt, mesmo que se diz ter empalideceu em alguns dos momentos mais imprudentes de Henselt.
            Em 1836, depois de um colapso nervoso, ele foi para Carlsbad para se recuperar e, de acordo com Lamara, foi lá que ele conheceu Chopin, mas este foi negado por outros cronistas, incluindo o especialista britânico de Chopin, Arthur Hedley que afasta qualquer possibilidade de que Chopin conheceu Henselt. Em uma carta escrita para Richard Beattie Davis em outubro de 1967, Hedley afirmou que esta idéia pode ter se originado com Friedrich Niecks, que, de acordo com o escritor, era muito impreciso. No mesmo ano Henselt revisitado Weimar e Hummel, ficou lá por alguns meses. Podemos julgar que esta visita a Weimar foi o ponto decisivo na determinação do futuro do Henselt. Em primeiro lugar, ele caiu no amor com a esposa de um médico ao tribunal. O nome dela era Rosalie Vogel. Houve um divórcio e Henselt casou com ela no dia 24 de outubro de 1837 em Bad Salzbrunn, Silesia. - Agora Polônia. Este evento é refletido em Henselt de 'Poeme d'amour', OP.3 - cheio de efeitos característicos. Em segundo lugar, a nomeação de Hummel como tribunal Kapellmeister (1819-1837) foi dito para inaugurar uma era romântica. Com a presença dos principais mecenas, o Grand Princess - grã-duquesa Maria-Pavlovna, uma filha do czar, que era ela mesma um aluno de Hummel, não é muito fantasioso sugerir que a segunda visita de Henselt para Weimar selou-o como o ascendente estrela no firmamento russo. Em 1838, ele passou a St.Petersburg, onde seu sucesso com concertos em que cidade oprimido uma audiência, até aquele momento, sem qualquer artista comparável. Assim foram os vinte e quatro estudos, Opp. 2 e 5 lançado no mundo. Foto e Design - Eric Deyerler A inspiração gerada pela união de Henselt para 'sa Rosalie', a dedicatória de seu 'Poeme d'Amour', em 1837, é expressa em uma torrente de 24 estudos, opp.2 e 5, que, juntos, encarnam muito, se não todos, da essência da linguagem idiossincrática de Henselt. Impulsionadas por um dom genuíno e original melódica, estes abordagem peças de concerto pouco perfeita, em seu conteúdo poético e dificuldade de execução, os de Chopin (1810-1849). Admitindo que existe em estudos de Henselt um chopinesque muito evidente "sentir", que data de postar os de Chopin por alguns anos. É melodias de Henselt que seguem uma rota muito diferente. Menos sofisticado, menos cromática, mais regular em seus comprimentos de barras, muitos parecem resultar do mundo do alemão 'Volkslied'. Von Lenz chamado Henselt a mais alemã de compositores, com a Pátria como seu teclado. Tal foi a fama de Henselt, que na Alemanha essa observação foi perfeitamente bem compreendida.

Com a esperança de as coisas ainda mais finas que virão depois dos estudos de época, um inevitavelmente se sente decepcionado que grande parte do restante da pequena saída de Henselt deve ser feita de miniaturas, muito bem trabalhada para layout de teclado do Henselt, embora haja uma boa razão para essa escassez . De Henselt "Estudos", que jogou em São Petersburgo, em 1838, criou essa impressão de que ele foi imediatamente contratado pela corte russa como um professor na casa real, à nobreza e no momento em que o inspetor-geral de escolas de música e academias de ensino e institutos imperiais para jovens senhoras em São Petersburgo, Moscou, Charkov, Kiev e toda a Rússia.

Pode-se supor que esta nomeação teve o efeito de estabelecer a influência de Henselt em tempo útil não apenas como a figura principal nos estabelecimentos de ensino sob a jurisdição do czar. (The St. Petersburg Conservatoire não aberto até 1862), mas como uma influência crescente sobre um novo e distinto de escola pianística russa, contra as importações provenientes do Ocidente.

Isto envolveu Henselt em um vasto trabalho, agravado por suas numerosas edição da de outros compositores "obras, para uso em escolas e tempo gasto a edição da revista de música 'Nuvellist', fundada em 1838. É compreensível que este deixou pouco tempo para a composição. No entanto, os poucos trabalhos de grande escala na sequência dos estudos, são todos de alto calibre. Eles incluem um movimento de sonata para piano e trompa, ou instrumento de cordas, Op.14; um trio de piano, Op.24; duas obras concertadas para piano e orquestra - o concerto para piano, Op.16, que, juntamente com os estudos anteriores exerceu uma grande influência sobre os compositores para piano Russo; eo 'Ballade' para piano, Op.31.

Henselt, que havia sido honrado com a elevação à nobreza, morreu em Bad Warmbrunn, Silesia (hoje Cieplice Slaskie-Zdroj, Polónia) em 10 de Outubro de 1889. imortalizado em sua lápide pelas palavras ... ..`divinely artista talentoso e composer` . Foto e Design - Eric Deyerler

Para citar Balakirev .. 'Eu vou ser terrivelmente triste quando Henselt não existe mais. Com ele vai passar o último representante desse Pleiades nobres ... .. a que pertencem Chopin, Schumann e Liszt`.



Texto extraído do Adolf von Henselt - A Vida por Richard Beattie Davis. © 2000 & 2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário